Departamento de Ciências Sociais

Disciplinas Ministradas (Ementário)

Disciplinas Obrigatórias
Disciplinas da Licenciatura
Disciplinas Optativas
   Antropologia
   Ciência Política
   Sociologia
Disciplinas Optativas Comuns

Disciplinas Obrigatórias

Epistemologia das ciências sociais – 4 créditos
Produção do conhecimento. Fundamentos epistemológicos das ciências humanas. Ciências lógico-empíricas e teorias sociais. A relação entre teoria e pesquisa empírica.

Metodologia da pesquisa em ciências sociais – 4 créditos
O método científico na perspectiva da pesquisa em Ciências Sociais. Senso comum e ruptura epistemológica. Relação sujeito e objeto. Métodos quantitativos e métodos qualitativos. Visão geral das técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas: surveys, pesquisas de opinião e questionários; observação participante, entrevistas, histórias de vida. O projeto de pesquisa: características, estrutura e metodologia para sua elaboração.

Prática da pesquisa I – 4 créditos
Iniciação à prática da pesquisa em Ciências Sociais. Pesquisa em grupo envolvendo delimitação/problematização do objeto de pesquisa; definições teóricas; escolhas metodológicas; pesquisa de campo e redação de relatório(s).

Prática de pesquisa II – 4 créditos
Prática de pesquisa em Ciências Sociais. Pesquisa individual. Escolha de temas. Problematização do objeto. Definições teóricas. Pesquisa de campo. Redação de relatório(s).

Estágio de pesquisa I – 4 créditos
Discussão do projeto de pesquisa monográfico. Revisão de literatura. Definições teóricas. Escolhas metodológicas. Pesquisa de campo.

Estágio de pesquisa II – 8 créditos
Execução do projeto de pesquisa monográfico. Pesquisa de campo e complementação dos estudos teóricos. Esboço da análise dos dados empíricos.

Monografia em ciências sociais – 10 créditos
Redação final do trabalho monográfico.

Antropologia I – 4 créditos
O campo e a abrangência da antropologia. A antropologia e a questão do “outro”. A alteridade em Jean de Lery, Montaigne e Rousseau. O “primitivo como objeto de ciência”. Etnocentrismo e relativismo cultural. Diferença cultural e desigualdade social. Evolucionismo.

Antropologia II – 6 créditos
Antropologia clássica: racionalista e empirista. As Escolas Francesa e Inglesa. Funcionalismo, Estruturalismo e Estrutural Funcionalismo. Escola de Manchester: Mudanças, conflitos e expressões rituais.

Antropologia III – 6 créditos
Culturalismo norte-americano. Representações e Práticas Sociais. Interpretativismo. Explicação, compreensão e estrutura e ação. Estudos Culturais.

Antropologia brasileira – 4 créditos
História da antropologia no Brasil. Estudo dos povos indígenas. Estudos sobre campesinato. Estudos antropológicos nas cidades.

Ciência política I – 4 créditos
Ciência Política, método e objeto. Evolução institucional da ciência política. O pensamento político na Antiguidade. A República, de Platão e A Política, de Aristóteles. Política na Roma antiga: Cícero. Pensamento político cristão: Agostinho, Tomás de Aquino e Thomas Morus.

Ciência política II – 6 créditos
Política como ciência empírica. Estado e ordem natural. Sociedade e Estado. Maquiavel, república e principado. O Pensamento político moderno: Hobbes, Locke, Rousseau e Montesquieu. Marx e Tocqueville.

Ciência política III – 6 créditos
O sistemismo na Ciência Política. Democracia e Poliarquia. Cidadania e Poder político. Escolha racional, teoria dos jogos e individualismo metodológico. Teorias da justiça. Pensamento político europeu.

Pensamento político brasileiro – 4 créditos
Liberalismo e Conservadorismo no Brasil Monárquico. Positivismo e pensamento político. Coronelismo e Poder Local. Bases do pensamento autoritário. Estado, governo e povo.

Sociologia I – 4 créditos
Condições histórico-sociais de emergência da Sociologia. Categorias constitutivas da sociologia. Correntes interpretativas: fato social, ação social e classe social. Coesão e conflito. Desigualdades e dinâmica social.

Sociologia II – 6 créditos
Teorias sociais modernas: contexto e pensamento dos autores clássicos, Durkheim, Weber e Marx. Interpretações da modernidade. Concepções da realidade social. Principais categorias analíticas. Legado dos clássicos para a sociologia contemporânea.

Sociologia III – 6 créditos
Problemas clássicos e teoria sociológica contemporânea. Principais vertentes da teoria sociológica contemporânea. Interacionismo simbólico; etnometodologia; estruturalismo e pós estruturalismo e teoria crítica. Teoria e pesquisa no conhecimento social. Críticos da modernidade: Erving Goffman; Michael Foucault; Jürgen Habermas; John Thompson; Pierre Bourdieu; Richard Sennet.

Pensamento social brasileiro – 4 créditos
Origens do pensamento social brasileiro. Romantismo, racismo, autoritarismo e culturalismo nos pensadores clássicos brasileiros. ISEB, CEPAL e a Escola Paulista de Sociologia. Industrialização, urbanização e dependência. Sistematização e institucionalização das ciências sociais no país.

Compreensão e produção de texto – 4 créditos
O texto como unidade estrutural; usos e funções comunicativas do texto; o parágrafo como subunidade do texto; a estrutura do parágrafo: os elementos de coesão e coerência ao nível do texto, do parágrafo e da frase.

Estatística aplicada às ciências sociais – 6 créditos
Introdução às ideias básicas do método estatístico. Amostragem. Noções de probabilidade, variáveis contínuas, aleatórias, unidimensionais e agregadas. Análise de variáveis qualitativas. Organização de dados. Definição, construção e análise de índices sociais. Utilização dos SPSS e NUD-IST.

Sociedade e meio ambiente – 4 créditos
Sociedade e natureza. Paradigmas ecológicos e sustentabilidade social. Espaço, lugar, território e paisagem. Desenvolvimento sócio-econômico e ecossistema. Movimentos ecológicos e partidos ecológicos. As Conferências Mundiais sobre meio ambiente. A sociedade de risco. Políticas públicas para o meio ambiente.

Teoria do conhecimento – 4 créditos
Lógica, linguagem e conhecimento. O problema da verdade na filosofia contemporânea. O empirismo lógico na filosofia de Karl Popper. A ideia de paradigma em Thomas Kuhn.

História contemporânea I – 4 créditos
Transformações econômicas e sociais a partir da segunda metade do século XVIII. Iluminismo e despotismo reformista. Revolução Francesa e período napoleônico. A cidadania moderna. Surgimento e Transformações da indústria. Liberalismo e capitalismo industrial. Mercado mundial e novas formas de colonização. Trabalhadores rurais e urbanos na segunda metade do século XVIII e durante o século XIX. Revoluções liberais e democráticas. Processos de unificação nacional, Estado-nação e nacionalismos. Pensadores e movimentos críticos do capitalismo. Circulação de ideias, experiências e culturas do século XVIII ao XIX.

Economia e sociedade – 4 créditos
Fundamentos da teoria econômica. Divisão do trabalho e produtividade. Imperialismo. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Internacionalização do capital e empresas transnacionais. A formação dos blocos econômicos.

Disciplinas da Licenciatura

Oficina de ensino – 7 créditos
Realização de pesquisas exploratórias em torno do contexto social no qual a escola se insere: políticas de inclusão social; movimentos sociais e organização comunitária; políticas de qualificação para o trabalho e produções simbólicas e culturais.

Prática do trabalho docente I – 6 créditos
Primeira etapa do Estágio Supervisionado de Ensino (Residência Docente). Contato com a prática pedagógica das escolas. Levantamento de dados e exercício teórico-metodológico de problematização do campo. Estudos da aplicabilidade das Ciências Sociais na ação educativa.

Prática do trabalho docente II – 6 créditos
Segunda etapa do Estágio Supervisionado de Ensino (Residência Docente). Aprofundamento da reflexão em torno do sentido da ação educativa passível de ser desenvolvida pelo cientista social. Envolvimento com os profissionais de educação buscando uma compreensão mais ampla da prática pedagógica. Análise crítica do material didático.

Prática do trabalho docente III – 6 créditos
Terceira etapa do Estágio Supervisionado de Ensino (Residência Docente). Planejamento das atividades docentes, tendo por base os estudos aprofundados já realizados e a produção de conhecimentos. Envolvimento com o plano didático-pedagógico da escola. Identificação e análises de estratégias de ensino, natureza dos conteúdos e formas de avaliação.

Prática do trabalho docente IV – 7 créditos
Quarta etapa do Estágio Supervisionado de Ensino (Residência Docente). Momento em que o futuro professor exerce a regência da sala de aula. Apresentação do Memorial de Licenciatura em Ciências Sociais.

Didática I – 4 créditos
Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e O Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem na adolescência – 4 créditos
Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

Estrutura, política e gestão educacional – 4 créditos
A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar; o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

Estudos sócio-históricos e culturais da educação – 4 créditos
Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

Informática aplicada ao ensino – 6 créditos

Disciplinas Optativas

Antropologia

Antropologia física – 4 créditos
Origem e evolução da vida. Transformações estruturais na periodização geológica. A emergência do gênero Homo e seus processos adaptativos. Os diversos momentos da homonização e a consolidação da Humanidade. Cultura e Biologia: aquisição e transmissão cultural.

Antropologia econômica – 4 créditos
Objeto da Antropologia Econômica. Dimensão sócio-econômica nas sociedades não capitalistas. Troca nas Sociedades Simples. Correntes teóricas na Antropologia Econômica. A dádiva na sociedade moderna. Comparação entre sistemas econômicos e aspectos da economia informal moderna. Razão utilitária e razão simbólica.

Antropologia política – 4 créditos
O campo da política na tradição antropológica. Estruturas de poder em sociedades sem Estado. Parentesco na organização política. Status e poder político. Símbolo e poder. Religião e poder. Relações de poder e resolução de conflitos nas sociedades sem Estado. Cultura e política no contexto contemporâneo.

Antropologia da religião – 4 créditos
Religião, magia, ciência, mito e rito. Relação entre mito, rito e estrutura social. Religiosidade brasileira: catolicismo, protestantismo e religiões afro-brasileiras.

Organização social e parentesco – 4 créditos
Terminologia e sistemas de notação de parentesco. Formas de família e casamento nas sociedades não-ocidentais. Teoria da filiação. Teoria da aliança. Sistemas descritivos e classificatórios. Endogamia, Exogamia e Regras de residência. Parentesco, gênero e novas tecnologias reprodutivas.

Sistemas simbólicos – 4 créditos
Sistemas de representação. Representações coletivas. Símbolos, signos e significados. Mitos e ritos. A circularidade dos sistemas simbólicos.

Antropologia do Brasil indígena – 4 créditos
O mapa etnográfico do Brasil. Parentesco, organização política, economia e cosmologia dos grupos indígenas. Aspectos políticos, econômicos e sócio-culturais do contato interétnico. Movimento indígena e indigenista.

Relações interétnicas no Brasil – 4 créditos
Raça e etnia. Formas de desigualdade e discriminação racial no Brasil. O mito da democracia racial no Brasil. Identidade étnica e social. Raça e classe social. Índios e negros: organização política e políticas públicas.

Antropologia cultural – 4 créditos
A ciência antropológica: campos de estudo. Particularidades do objeto de estudo e procedimentos metodológicos. Cultura e sociedade. Cultura e etnocentrismo. Relativismo cultural. Cultura e identidade. Diversidade cultural.

Antropologia urbana – 4 créditos
O século XIX e XX da sociedade brasileira: novos modos de ser. Cultura e sociedade em cidades brasileiras. Interpretações de modos de vida na cidade: olhares antropológicos.

Cultura brasileira – 4 créditos
Fundamentos históricos da formação sócio-cultural brasileira; conceitos básicos: cultura, raça, nacionalismo, identidade, diversidade, tradição e modernidade; a dinâmica social e o movimento da cultura; a pluralidade cultural brasileira: algumas expressões.

Antropologia das sociedades contemporâneas – 4 créditos
Antropologia e história. Identidade e etnicidade. Mundialização e saber local. Socialidades alternativas. Cybercultura.

Antropologia na literatura – 4 créditos
O significado da Antropologia para a literatura ou o significado da literatura na Antropologia. A construção do conceito de Identidade na literatura. Tópicos especiais na literatura brasileira regionalista.

Antropologia da saúde – 4 créditos
A Antropologia no campo da Saúde. As alternativas culturais no âmbito da Saúde. Políticas públicas de Saúde. Culturas sociais sobre o binômio corpo e sociedade.

Antropologia e comunicação – 4 créditos
Cultura e comunicação: mensagens midiáticas, valores e processos culturais. Realidade virtual e formas de sociabilidade. Modernidade, cidadania e meios de comunicação. Sociedade global e diversidade. Linguagens múltiplas: imagem, texto, sons, gestos e performance.

Antropologia do direito – 4 créditos
O campo de estudo e pesquisa da antropologia jurídica. Organização social, costumes e normas. Sociedades sem Estado e manutenção da ordem. Crime e costume na sociedade simples. Antropologia e direitos humanos, diversidade cultural e a busca de consensos. Sistemas de justiça. Direitos humanos. Ética e Antropologia.

Estudos indígenas no Ceará – 4 créditos
Mapa etnográfico do estado do Ceará. Estudos históricos e etnográficos. Movimento indígena e campo indigenista. Políticas públicas e população indígena.

Tópicos especiais em antropologia I – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em antropologia II – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em antropologia III – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em antropologia IV – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em antropologia V – 4 créditos
Ementa em aberto.

Ciência Política

Teoria do estado – 4 créditos
A formação do Estado moderno. Estado e sociedade civil. Estado e classes sociais. A questão da burocracia. Reforma do Estado e crise do Estado do Bem-Estar. Estado nacional e globalização financeira.

Análise de política governamental – 4 créditos
Os fundamentos das diferentes perspectivas para análise de políticas governamentais. Execução e avaliação de políticas públicas. Ordem internacional e mudanças nacionais. Paradigmas organizacionais: racional-legal, gerencial e participativo. As políticas públicas no Brasil.

Estado e políticas públicas – 4 créditos
As políticas públicas como resultado da ação do Estado. Teoria e metodologia na análise de políticas públicas. Transformações recentes do Estado brasileiro. A relação Estado-sociedade e as políticas sociais. Novos paradigmas das políticas sociais e a questão da cidadania. As políticas de combate à pobreza.

Sistemas políticos comparados – 4 créditos
Sistemas políticos contemporâneos. Variantes e processo de consolidação da democracia no mundo atual. Conceitos da política comparada. Diferentes tradições e sistemas políticos.

Teorias da democracia – 4 créditos
Origens e fundamentos teóricos da democracia. Democracia e Poliarquia. Modelo de Arend Lijphart: democracia majoritária e democracia consensual. Democracia direta e democracia representativa. Democracia e capitalismo. Democracia e sistema econômico global. Mercado, Estado e igualdade social.

Pensamento político marxista – 4 créditos
A teoria política marxista. O pensamento de Marx, Engels, Lênin e Gramsci. Correntes diversas do pensamento marxista. Perspectivas atuais do marxismo.

Pensamento político liberal – 4 créditos
Estado e economia de mercado na visão liberal do século XIX. O indivíduo-cidadão e o Estado: direitos e deveres. As instituições políticas liberais e seu funcionamento. Liberalismo e democracia. Os autores liberais do século XIX. Liberalismo e neoliberalismo: as tendências do século XX.

Capital social e políticas públicas – 4 créditos
Desenvolvimento social e rede social. Capital Social e cooperação ampliada. Teorias do capital social. Indução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local.

Teoria das relações internacionais – 4 créditos
Introdução às relações internacionais. Evolução do sistema internacional do pós-guerra. América Latina e formação de blocos econômicos. Nova ordem internacional.

Estado e movimentos sociais – 4 créditos
Estado, classe social, partido político e movimentos sociais. Os movimentos sociais como nova forma de participação política. Surgimento e evolução dos movimentos sociais no Brasil. Movimentos sociais e o Estado na atualidade. Movimentos sociais, Estado e Organizações Não-Governamentais.

Transformações políticas e econômicas na América Latina – 4 créditos
Subdesenvolvimento e dependência na América Latina. Globalização e neoliberalismo. Novos atores sociais e lutas políticas. O papel das agências multilaterais: BIRD, BID, OEA, FMI e MERCOSUL.

Estado e classes sociais no Brasil – 4 créditos
Formação histórica das instituições públicas brasileiras. Classes sociais e poder político. Estudos clássicos sobre a estruturação de classes no Brasil. Empresários, trabalhadores e excluídos.

Estado e planejamento no Brasil – 4 créditos
O planejamento e as dimensões sócio-econômicas e político-ideológicas. Capitalismo, planejamento e legitimação. Participação política e planejamento. Dilemas do planejamento na contemporaneidade.

Partidos políticos no Brasil – 4 créditos
Sistemas partidários e evolução histórica dos partidos políticos no Brasil. O sistema político no Império. República: Estado e sistema político. Partidos e regionalismo. 1930-1945: a Revolução de 30, os partidos e A.L.N. Integralismo. 1945-1964: populismo e sistema partidário. O pós 1964: Estado autoritário e sistema político. Bipartidarismo e reorganização partidária. Volatilidade e fragmentação partidária. Partidos, eleições e estabilidade democrática.

Forças armadas e política no Brasil – 4 créditos
Militares e política no Brasil. Forças armadas e poder civil. Militares e pensamento nacionalista. A Doutrina de Segurança Nacional. Atuação militar na ordem democrática.

Pensamento político cearense – 4 créditos
Povoamento e ocupação do solo cearense: litoral e sertão. Lutas de família. Ciclo do gado. Capistrano de Abreu. Araripe Junior. Tomas Pompeu de Sousa Brasil. Liga Eleitoral Católica e a política na década de 30. Consolidação política pós-50. Do “neocoronelismo” à Era Jereissati.

Política e sociedade no Nordeste – 4 créditos
A questão regional no Brasil. A seca como fenômeno sócio-político. Violência, religiosidade e coronelismo. Elites tradicionais e estrutura agrária. Industrialização, urbanização e modernização.

Tópicos especiais em ciência política I – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos Especiais em Ciência Política II – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em ciência política III – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em ciência política IV – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em ciência política V – 4 créditos
Ementa em aberto.

Sociologia

Sociologia urbana – 4 créditos
As cidades na história. O urbano no pensamento de Marx, Weber e Durkheim. A Escola de Chicago e a crítica marxista. A produção do espaço urbano como processo social. Estado, planejamento urbano e movimentos sociais. Globalização, pós-modernidade e espaço construído: o fim da cidade e do espaço público.

Sociologia rural – 4 créditos
A sociologia e o estudo do “mundo rural”. Conceitos básicos. Sociedade camponesa. A questão agrária no Brasil: estrutura fundiária, relações de produção, dominação-subordinação, exclusão social, conflitos, movimentos de resistência.

Sociologia do conflito – 4 créditos
Estudo da temática do conflito e da violência nas sociedades contemporâneas; Discussão de eixos teóricos e categorias sociais: desvio, dominação e processos civilizadores em Georg Simmel, Robert Merton e Norbert Elias; análises de pensadores brasileiros: Antônio Cândido, Maria Sylvia de Carvalho Franco e Luis Costa Pinto sobre a presença de conflitos na sociedade brasileira; cordialidade, violência e práticas culturais.

Sociologia das diferenças sociais – 4 créditos
Processos e formas históricas de diferenciação social: casta, estamento e classe social. Correntes teóricas principais. As classes sociais na contemporaneidade: atuais configurações e respectivas abordagens. Diferenciação étnica, conflitos interétnicos e de classe no capitalismo contemporâneo. Diferenciação de gêneros e de gerações.

Cultura e política – 4 créditos
Discussão sobre as articulações entre cultura e política em uma perspectiva interdisciplinar. Estudo das dinâmicas culturais e comportamentos políticos envolvendo processos políticos e formas de reprodução do poder; diversidades culturais e formas de dominação; A eficácia simbólica dos rituais e as manifestações políticas no espaço público; relações de poder e formas de dominação simbólica; política, cultura e espaço público na sociedade brasileira.

Sociologia da vida cotidiana – 4 créditos
O cotidiano como estratégia de conhecimento. Paradigmas sociológicos de análise do cotidiano. Estruturas sociais e comportamentos cotidianos na visão de autores clássicos. História e cotidiano (Lefebvre e Agnes Heller). A teatralidade da vida cotidiana. O relevante e irrelevante do ponto de vista sociológico. O sentido implícito e oculto dos detalhes. Cotidiano e vida urbana. Cotidiano, espaço e tempo. Temas de pesquisa para uma sociologia da vida cotidiana.

Introdução à análise de discurso – 4 créditos
Os discursos como práticas sociais: semiose social. Delimitação do campo da disciplina análise dos discursos. Prática da Análise do Discurso: abordagens teóricas metodológicas. Tipologias dos gêneros discursivos. Textos da cultura áudio visual reprodutível: desafios metodológicos. Exercícios de análise de discursos.

Sociologia econômica e do trabalho – 4 créditos
Economia e Sociologia: relações e diferenciações teórico-metodológicas. O Estado do Bem-Estar Social. As transformações no mundo do trabalho. O pós-fordismo. Sociedade da informação. Tempo, trabalho e lazer.

Sociologia da educação – 4 créditos
A relação trabalho e educação na sociedade de classes. O ensino no Brasil e educação para o trabalho. Educação e estrutura social. Educação e inclusão. O papel da universidade.

Mudanças sociais no Brasil – 4 créditos
Fundamentos e dinâmica da sociedade colonial. Transição para o trabalho livre e formação da nacionalidade. Desintegração da sociedade rural, crescimento demográfico e expansão urbana. Desenvolvimento industrial e classes sociais.

Sociologia da religião – 4 créditos
Teoria das religiões: o sagrado, a magia e o rito. Religião e sociedade: enfoques funcionalista, estruturalista, marxista, fenomenológico e hermenêutico. Formas e manifestações da religiosidade popular. Movimentos sócio-religiosos no Brasil.

Subjetividade e sociedade – 4 créditos
A questão da subjetividade: teoria clássica e contemporânea. Sujeito, indivíduo, ator social, pessoa e identidade: narrativas sociológicas da subjetividade. A narrativa freudiana da subjetividade e sua difusão nas ciências sociais. Modos de subjetivação em cenários sociais contemporâneos. Políticas da individualidade e a nova economia psíquica do eu.

Sociologia da família – 4 créditos
Família, poder e sociedade: aspectos sócio-históricos. Amor, casamento e família: encaixes e desencaixes. Normas familiares, gênero e geração. Família e sexualidade: novas configurações. A nova organização social das idades: reinvenções de infância, adolescência e velhice. Arranjos familiares no Brasil.

Sociologia do corpo e da sexualidade – 4 créditos
Regulação social dos corpos e da sexualidade: processos psíquicos, dinâmica social e mudança histórica. História da sexualidade moderna. Transformações da sexualidade e emergência da subjetividade moderna: amor, intimidade e individualização. Corpo, sexualidade e sistema de gêneros. Sexualidades brasileiras. AIDS, corpo e sexo.

Sociologia da Saúde – 4 créditos
Condições sócio-históricas do surgimento da Sociologia. Principais categorias analíticas da Sociologia. O que é sociologia da saúde. Olhar sobre o corpo no tempo e nas culturas: saúde, doença, patologia. O masculino e o feminino. Corpos falam, trabalham, procriam e adoecem. Representações da vida e morte. Classe social e saúde. Nascimento dos hospitais.

Sociologia da literatura – 4 créditos
Relação entre Sociologia e literatura. Literatura como campo para compreensão das relações humanas, das sociedades e das subjetividades. Relação entre o real e o imaginário. Construção de ideias de “Brasil” e “brasilidade” na literatura.

Sociologia da imagem – 4 créditos
A Sociologia vista e compreendida através das imagens: fotografia, cinema e artes plásticas. Análises da relação imagem e pensamento. A importância do mundo imagético na contemporaneidade.

Tópicos especiais em sociologia I – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos Especiais em Sociologia II – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em sociologia III – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em sociologia IV – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em sociologia V – 4 créditos
Ementa em aberto.

Disciplinas Optativas Comuns

Intérpretes do Brasil – 4 créditos
O “redescobrimento” do Brasil nos anos 30: o pensamento de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior.

Realidade socioeconômica e política brasileira – 4 créditos
Conjuntura e estrutura sócio-econômica. Interpretações da sociedade brasileira. O sentido do desenvolvimentismo. A modernização conservadora depois do golpe militar de 1964. Distensão política, reformas e democratização. A falência do modelo e a nova ordem neoliberal.

Estágio supervisionado – 4 créditos
O estágio supervisionado consiste no engajamento do aluno em atividades características do exercício de sua profissão, sob a orientação de um professor, junto a organismos públicos estatais e não estatais ou privados.

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Última alteração: 2/07/2011 07:57
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