Disciplinas da Licenciatura

Oficina de ensino – 7 créditos
Realização de pesquisas exploratórias em torno do contexto social no qual a escola se insere: políticas de inclusão social; movimentos sociais e organização comunitária; políticas de qualificação para o trabalho e produções simbólicas e culturais.

Prática do trabalho docente I – 6 créditos
Primeira etapa do Estágio Supervisionado de Ensino (Residência Docente). Contato com a prática pedagógica das escolas. Levantamento de dados e exercício teórico-metodológico de problematização do campo. Estudos da aplicabilidade das Ciências Sociais na ação educativa.

Prática do trabalho docente II – 6 créditos
Segunda etapa do Estágio Supervisionado de Ensino (Residência Docente). Aprofundamento da reflexão em torno do sentido da ação educativa passível de ser desenvolvida pelo cientista social. Envolvimento com os profissionais de educação buscando uma compreensão mais ampla da prática pedagógica. Análise crítica do material didático.

Prática do trabalho docente III – 6 créditos
Terceira etapa do Estágio Supervisionado de Ensino (Residência Docente). Planejamento das atividades docentes, tendo por base os estudos aprofundados já realizados e a produção de conhecimentos. Envolvimento com o plano didático-pedagógico da escola. Identificação e análises de estratégias de ensino, natureza dos conteúdos e formas de avaliação.

Prática do trabalho docente IV – 7 créditos
Quarta etapa do Estágio Supervisionado de Ensino (Residência Docente). Momento em que o futuro professor exerce a regência da sala de aula. Apresentação do Memorial de Licenciatura em Ciências Sociais.

Didática I – 4 créditos
Educação e Didática na Realidade Contemporânea: O Professor, O Estudante e O Conhecimento; A Natureza do trabalho Docente; Concepções de Ensino; A Sala de Aula e seus Eventos; Planejamento e Gestão do Processo de Ensino-Aprendizagem.

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem na adolescência – 4 créditos
Concepções básicas sobre o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano. Conceito e características da adolescência. Desenvolvimento sócio-afetivo e cognitivo. Crises na adolescência. Fatores psicológicos no processo ensino/aprendizagem: percepção, atenção, motivação, memória e inteligência. Distúrbios na aprendizagem. Avaliação da Aprendizagem.

Estrutura, política e gestão educacional – 4 créditos
A Educação no contexto sócio, econômico, político, histórico e legal brasileiro; Conceito de Sistema e organização escolar; o Sistema Educacional Brasileiro; A legislação educacional; As políticas públicas para a educação; Gestão educacional; Financiamento da educação; Formação do profissional da educação; A estrutura e a política para a educação no Estado do Ceará.

Estudos sócio-históricos e culturais da educação – 4 créditos
Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. A interdisciplinaridade do pensamento pedagógico. Multiculturalismo e políticas educacionais de ação afirmativa.

Informática aplicada ao ensino – 6 créditos