Disciplinas Obrigatórias

Epistemologia das ciências sociais – 4 créditos
Produção do conhecimento. Fundamentos epistemológicos das ciências humanas. Ciências lógico-empíricas e teorias sociais. A relação entre teoria e pesquisa empírica.

Metodologia da pesquisa em ciências sociais – 4 créditos
O método científico na perspectiva da pesquisa em Ciências Sociais. Senso comum e ruptura epistemológica. Relação sujeito e objeto. Métodos quantitativos e métodos qualitativos. Visão geral das técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas: surveys, pesquisas de opinião e questionários; observação participante, entrevistas, histórias de vida. O projeto de pesquisa: características, estrutura e metodologia para sua elaboração.

Prática da pesquisa I – 4 créditos
Iniciação à prática da pesquisa em Ciências Sociais. Pesquisa em grupo envolvendo delimitação/problematização do objeto de pesquisa; definições teóricas; escolhas metodológicas; pesquisa de campo e redação de relatório(s).

Prática de pesquisa II – 4 créditos
Prática de pesquisa em Ciências Sociais. Pesquisa individual. Escolha de temas. Problematização do objeto. Definições teóricas. Pesquisa de campo. Redação de relatório(s).

Estágio de pesquisa I – 4 créditos
Discussão do projeto de pesquisa monográfico. Revisão de literatura. Definições teóricas. Escolhas metodológicas. Pesquisa de campo.

Estágio de pesquisa II – 8 créditos
Execução do projeto de pesquisa monográfico. Pesquisa de campo e complementação dos estudos teóricos. Esboço da análise dos dados empíricos.

Monografia em ciências sociais – 10 créditos
Redação final do trabalho monográfico.

Antropologia I – 4 créditos
O campo e a abrangência da antropologia. A antropologia e a questão do “outro”. A alteridade em Jean de Lery, Montaigne e Rousseau. O “primitivo como objeto de ciência”. Etnocentrismo e relativismo cultural. Diferença cultural e desigualdade social. Evolucionismo.

Antropologia II – 6 créditos
Antropologia clássica: racionalista e empirista. As Escolas Francesa e Inglesa. Funcionalismo, Estruturalismo e Estrutural Funcionalismo. Escola de Manchester: Mudanças, conflitos e expressões rituais.

Antropologia III – 6 créditos
Culturalismo norte-americano. Representações e Práticas Sociais. Interpretativismo. Explicação, compreensão e estrutura e ação. Estudos Culturais.

Antropologia brasileira – 4 créditos
História da antropologia no Brasil. Estudo dos povos indígenas. Estudos sobre campesinato. Estudos antropológicos nas cidades.

Ciência política I – 4 créditos
Ciência Política, método e objeto. Evolução institucional da ciência política. O pensamento político na Antiguidade. A República, de Platão e A Política, de Aristóteles. Política na Roma antiga: Cícero. Pensamento político cristão: Agostinho, Tomás de Aquino e Thomas Morus.

Ciência política II – 6 créditos
Política como ciência empírica. Estado e ordem natural. Sociedade e Estado. Maquiavel, república e principado. O Pensamento político moderno: Hobbes, Locke, Rousseau e Montesquieu. Marx e Tocqueville.

Ciência política III – 6 créditos
O sistemismo na Ciência Política. Democracia e Poliarquia. Cidadania e Poder político. Escolha racional, teoria dos jogos e individualismo metodológico. Teorias da justiça. Pensamento político europeu.

Pensamento político brasileiro – 4 créditos
Liberalismo e Conservadorismo no Brasil Monárquico. Positivismo e pensamento político. Coronelismo e Poder Local. Bases do pensamento autoritário. Estado, governo e povo.

Sociologia I – 4 créditos
Condições histórico-sociais de emergência da Sociologia. Categorias constitutivas da sociologia. Correntes interpretativas: fato social, ação social e classe social. Coesão e conflito. Desigualdades e dinâmica social.

Sociologia II – 6 créditos
Teorias sociais modernas: contexto e pensamento dos autores clássicos, Durkheim, Weber e Marx. Interpretações da modernidade. Concepções da realidade social. Principais categorias analíticas. Legado dos clássicos para a sociologia contemporânea.

Sociologia III – 6 créditos
Problemas clássicos e teoria sociológica contemporânea. Principais vertentes da teoria sociológica contemporânea. Interacionismo simbólico; etnometodologia; estruturalismo e pós estruturalismo e teoria crítica. Teoria e pesquisa no conhecimento social. Críticos da modernidade: Erving Goffman; Michael Foucault; Jürgen Habermas; John Thompson; Pierre Bourdieu; Richard Sennet.

Pensamento social brasileiro – 4 créditos
Origens do pensamento social brasileiro. Romantismo, racismo, autoritarismo e culturalismo nos pensadores clássicos brasileiros. ISEB, CEPAL e a Escola Paulista de Sociologia. Industrialização, urbanização e dependência. Sistematização e institucionalização das ciências sociais no país.

Compreensão e produção de texto – 4 créditos
O texto como unidade estrutural; usos e funções comunicativas do texto; o parágrafo como subunidade do texto; a estrutura do parágrafo: os elementos de coesão e coerência ao nível do texto, do parágrafo e da frase.

Estatística aplicada às ciências sociais – 6 créditos
Introdução às ideias básicas do método estatístico. Amostragem. Noções de probabilidade, variáveis contínuas, aleatórias, unidimensionais e agregadas. Análise de variáveis qualitativas. Organização de dados. Definição, construção e análise de índices sociais. Utilização dos SPSS e NUD-IST.

Sociedade e meio ambiente – 4 créditos
Sociedade e natureza. Paradigmas ecológicos e sustentabilidade social. Espaço, lugar, território e paisagem. Desenvolvimento sócio-econômico e ecossistema. Movimentos ecológicos e partidos ecológicos. As Conferências Mundiais sobre meio ambiente. A sociedade de risco. Políticas públicas para o meio ambiente.

Teoria do conhecimento – 4 créditos
Lógica, linguagem e conhecimento. O problema da verdade na filosofia contemporânea. O empirismo lógico na filosofia de Karl Popper. A ideia de paradigma em Thomas Kuhn.

História contemporânea I – 4 créditos
Transformações econômicas e sociais a partir da segunda metade do século XVIII. Iluminismo e despotismo reformista. Revolução Francesa e período napoleônico. A cidadania moderna. Surgimento e Transformações da indústria. Liberalismo e capitalismo industrial. Mercado mundial e novas formas de colonização. Trabalhadores rurais e urbanos na segunda metade do século XVIII e durante o século XIX. Revoluções liberais e democráticas. Processos de unificação nacional, Estado-nação e nacionalismos. Pensadores e movimentos críticos do capitalismo. Circulação de ideias, experiências e culturas do século XVIII ao XIX.

Economia e sociedade – 4 créditos
Fundamentos da teoria econômica. Divisão do trabalho e produtividade. Imperialismo. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Internacionalização do capital e empresas transnacionais. A formação dos blocos econômicos.