Disciplinas Optativas – Antropologia

Antropologia

Antropologia física – 4 créditos
Origem e evolução da vida. Transformações estruturais na periodização geológica. A emergência do gênero Homo e seus processos adaptativos. Os diversos momentos da homonização e a consolidação da Humanidade. Cultura e Biologia: aquisição e transmissão cultural.

Antropologia econômica – 4 créditos
Objeto da Antropologia Econômica. Dimensão sócio-econômica nas sociedades não capitalistas. Troca nas Sociedades Simples. Correntes teóricas na Antropologia Econômica. A dádiva na sociedade moderna. Comparação entre sistemas econômicos e aspectos da economia informal moderna. Razão utilitária e razão simbólica.

Antropologia política – 4 créditos
O campo da política na tradição antropológica. Estruturas de poder em sociedades sem Estado. Parentesco na organização política. Status e poder político. Símbolo e poder. Religião e poder. Relações de poder e resolução de conflitos nas sociedades sem Estado. Cultura e política no contexto contemporâneo.

Antropologia da religião – 4 créditos
Religião, magia, ciência, mito e rito. Relação entre mito, rito e estrutura social. Religiosidade brasileira: catolicismo, protestantismo e religiões afro-brasileiras.

Organização social e parentesco – 4 créditos
Terminologia e sistemas de notação de parentesco. Formas de família e casamento nas sociedades não-ocidentais. Teoria da filiação. Teoria da aliança. Sistemas descritivos e classificatórios. Endogamia, Exogamia e Regras de residência. Parentesco, gênero e novas tecnologias reprodutivas.

Sistemas simbólicos – 4 créditos
Sistemas de representação. Representações coletivas. Símbolos, signos e significados. Mitos e ritos. A circularidade dos sistemas simbólicos.

Antropologia do Brasil indígena – 4 créditos
O mapa etnográfico do Brasil. Parentesco, organização política, economia e cosmologia dos grupos indígenas. Aspectos políticos, econômicos e sócio-culturais do contato interétnico. Movimento indígena e indigenista.

Relações interétnicas no Brasil – 4 créditos
Raça e etnia. Formas de desigualdade e discriminação racial no Brasil. O mito da democracia racial no Brasil. Identidade étnica e social. Raça e classe social. Índios e negros: organização política e políticas públicas.

Antropologia cultural – 4 créditos
A ciência antropológica: campos de estudo. Particularidades do objeto de estudo e procedimentos metodológicos. Cultura e sociedade. Cultura e etnocentrismo. Relativismo cultural. Cultura e identidade. Diversidade cultural.

Antropologia urbana – 4 créditos
O século XIX e XX da sociedade brasileira: novos modos de ser. Cultura e sociedade em cidades brasileiras. Interpretações de modos de vida na cidade: olhares antropológicos.

Cultura brasileira – 4 créditos
Fundamentos históricos da formação sócio-cultural brasileira; conceitos básicos: cultura, raça, nacionalismo, identidade, diversidade, tradição e modernidade; a dinâmica social e o movimento da cultura; a pluralidade cultural brasileira: algumas expressões.

Antropologia das sociedades contemporâneas – 4 créditos
Antropologia e história. Identidade e etnicidade. Mundialização e saber local. Socialidades alternativas. Cybercultura.

Antropologia na literatura – 4 créditos
O significado da Antropologia para a literatura ou o significado da literatura na Antropologia. A construção do conceito de Identidade na literatura. Tópicos especiais na literatura brasileira regionalista.

Antropologia da saúde – 4 créditos
A Antropologia no campo da Saúde. As alternativas culturais no âmbito da Saúde. Políticas públicas de Saúde. Culturas sociais sobre o binômio corpo e sociedade.

Antropologia e comunicação – 4 créditos
Cultura e comunicação: mensagens midiáticas, valores e processos culturais. Realidade virtual e formas de sociabilidade. Modernidade, cidadania e meios de comunicação. Sociedade global e diversidade. Linguagens múltiplas: imagem, texto, sons, gestos e performance.

Antropologia do direito – 4 créditos
O campo de estudo e pesquisa da antropologia jurídica. Organização social, costumes e normas. Sociedades sem Estado e manutenção da ordem. Crime e costume na sociedade simples. Antropologia e direitos humanos, diversidade cultural e a busca de consensos. Sistemas de justiça. Direitos humanos. Ética e Antropologia.

Estudos indígenas no Ceará – 4 créditos
Mapa etnográfico do estado do Ceará. Estudos históricos e etnográficos. Movimento indígena e campo indigenista. Políticas públicas e população indígena.

Tópicos especiais em antropologia I – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em antropologia II – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em antropologia III – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em antropologia IV – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em antropologia V – 4 créditos
Ementa em aberto.