Disciplinas Optativas – Ciência Política

Teoria do estado – 4 créditos
A formação do Estado moderno. Estado e sociedade civil. Estado e classes sociais. A questão da burocracia. Reforma do Estado e crise do Estado do Bem-Estar. Estado nacional e globalização financeira.

Análise de política governamental – 4 créditos
Os fundamentos das diferentes perspectivas para análise de políticas governamentais. Execução e avaliação de políticas públicas. Ordem internacional e mudanças nacionais. Paradigmas organizacionais: racional-legal, gerencial e participativo. As políticas públicas no Brasil.

Estado e políticas públicas – 4 créditos
As políticas públicas como resultado da ação do Estado. Teoria e metodologia na análise de políticas públicas. Transformações recentes do Estado brasileiro. A relação Estado-sociedade e as políticas sociais. Novos paradigmas das políticas sociais e a questão da cidadania. As políticas de combate à pobreza.

Sistemas políticos comparados – 4 créditos
Sistemas políticos contemporâneos. Variantes e processo de consolidação da democracia no mundo atual. Conceitos da política comparada. Diferentes tradições e sistemas políticos.

Teorias da democracia – 4 créditos
Origens e fundamentos teóricos da democracia. Democracia e Poliarquia. Modelo de Arend Lijphart: democracia majoritária e democracia consensual. Democracia direta e democracia representativa. Democracia e capitalismo. Democracia e sistema econômico global. Mercado, Estado e igualdade social.

Pensamento político marxista – 4 créditos
A teoria política marxista. O pensamento de Marx, Engels, Lênin e Gramsci. Correntes diversas do pensamento marxista. Perspectivas atuais do marxismo.

Pensamento político liberal – 4 créditos
Estado e economia de mercado na visão liberal do século XIX. O indivíduo-cidadão e o Estado: direitos e deveres. As instituições políticas liberais e seu funcionamento. Liberalismo e democracia. Os autores liberais do século XIX. Liberalismo e neoliberalismo: as tendências do século XX.

Capital social e políticas públicas – 4 créditos
Desenvolvimento social e rede social. Capital Social e cooperação ampliada. Teorias do capital social. Indução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local.

Teoria das relações internacionais – 4 créditos
Introdução às relações internacionais. Evolução do sistema internacional do pós-guerra. América Latina e formação de blocos econômicos. Nova ordem internacional.

Estado e movimentos sociais – 4 créditos
Estado, classe social, partido político e movimentos sociais. Os movimentos sociais como nova forma de participação política. Surgimento e evolução dos movimentos sociais no Brasil. Movimentos sociais e o Estado na atualidade. Movimentos sociais, Estado e Organizações Não-Governamentais.

Transformações políticas e econômicas na América Latina – 4 créditos
Subdesenvolvimento e dependência na América Latina. Globalização e neoliberalismo. Novos atores sociais e lutas políticas. O papel das agências multilaterais: BIRD, BID, OEA, FMI e MERCOSUL.

Estado e classes sociais no Brasil – 4 créditos
Formação histórica das instituições públicas brasileiras. Classes sociais e poder político. Estudos clássicos sobre a estruturação de classes no Brasil. Empresários, trabalhadores e excluídos.

Estado e planejamento no Brasil – 4 créditos
O planejamento e as dimensões sócio-econômicas e político-ideológicas. Capitalismo, planejamento e legitimação. Participação política e planejamento. Dilemas do planejamento na contemporaneidade.

Partidos políticos no Brasil – 4 créditos
Sistemas partidários e evolução histórica dos partidos políticos no Brasil. O sistema político no Império. República: Estado e sistema político. Partidos e regionalismo. 1930-1945: a Revolução de 30, os partidos e A.L.N. Integralismo. 1945-1964: populismo e sistema partidário. O pós 1964: Estado autoritário e sistema político. Bipartidarismo e reorganização partidária. Volatilidade e fragmentação partidária. Partidos, eleições e estabilidade democrática.

Forças armadas e política no Brasil – 4 créditos
Militares e política no Brasil. Forças armadas e poder civil. Militares e pensamento nacionalista. A Doutrina de Segurança Nacional. Atuação militar na ordem democrática.

Pensamento político cearense – 4 créditos
Povoamento e ocupação do solo cearense: litoral e sertão. Lutas de família. Ciclo do gado. Capistrano de Abreu. Araripe Junior. Tomas Pompeu de Sousa Brasil. Liga Eleitoral Católica e a política na década de 30. Consolidação política pós-50. Do “neocoronelismo” à Era Jereissati.

Política e sociedade no Nordeste – 4 créditos
A questão regional no Brasil. A seca como fenômeno sócio-político. Violência, religiosidade e coronelismo. Elites tradicionais e estrutura agrária. Industrialização, urbanização e modernização.

Tópicos especiais em ciência política I – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos Especiais em Ciência Política II – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em ciência política III – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em ciência política IV – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em ciência política V – 4 créditos
Ementa em aberto.