Disciplinas Optativas – Sociologia

Sociologia urbana – 4 créditos
As cidades na história. O urbano no pensamento de Marx, Weber e Durkheim. A Escola de Chicago e a crítica marxista. A produção do espaço urbano como processo social. Estado, planejamento urbano e movimentos sociais. Globalização, pós-modernidade e espaço construído: o fim da cidade e do espaço público.

Sociologia rural – 4 créditos
A sociologia e o estudo do “mundo rural”. Conceitos básicos. Sociedade camponesa. A questão agrária no Brasil: estrutura fundiária, relações de produção, dominação-subordinação, exclusão social, conflitos, movimentos de resistência.

Sociologia do conflito – 4 créditos
Estudo da temática do conflito e da violência nas sociedades contemporâneas; Discussão de eixos teóricos e categorias sociais: desvio, dominação e processos civilizadores em Georg Simmel, Robert Merton e Norbert Elias; análises de pensadores brasileiros: Antônio Cândido, Maria Sylvia de Carvalho Franco e Luis Costa Pinto sobre a presença de conflitos na sociedade brasileira; cordialidade, violência e práticas culturais.

Sociologia das diferenças sociais – 4 créditos
Processos e formas históricas de diferenciação social: casta, estamento e classe social. Correntes teóricas principais. As classes sociais na contemporaneidade: atuais configurações e respectivas abordagens. Diferenciação étnica, conflitos interétnicos e de classe no capitalismo contemporâneo. Diferenciação de gêneros e de gerações.

Cultura e política – 4 créditos
Discussão sobre as articulações entre cultura e política em uma perspectiva interdisciplinar. Estudo das dinâmicas culturais e comportamentos políticos envolvendo processos políticos e formas de reprodução do poder; diversidades culturais e formas de dominação; A eficácia simbólica dos rituais e as manifestações políticas no espaço público; relações de poder e formas de dominação simbólica; política, cultura e espaço público na sociedade brasileira.

Sociologia da vida cotidiana – 4 créditos
O cotidiano como estratégia de conhecimento. Paradigmas sociológicos de análise do cotidiano. Estruturas sociais e comportamentos cotidianos na visão de autores clássicos. História e cotidiano (Lefebvre e Agnes Heller). A teatralidade da vida cotidiana. O relevante e irrelevante do ponto de vista sociológico. O sentido implícito e oculto dos detalhes. Cotidiano e vida urbana. Cotidiano, espaço e tempo. Temas de pesquisa para uma sociologia da vida cotidiana.

Introdução à análise de discurso – 4 créditos
Os discursos como práticas sociais: semiose social. Delimitação do campo da disciplina análise dos discursos. Prática da Análise do Discurso: abordagens teóricas metodológicas. Tipologias dos gêneros discursivos. Textos da cultura áudio visual reprodutível: desafios metodológicos. Exercícios de análise de discursos.

Sociologia econômica e do trabalho – 4 créditos
Economia e Sociologia: relações e diferenciações teórico-metodológicas. O Estado do Bem-Estar Social. As transformações no mundo do trabalho. O pós-fordismo. Sociedade da informação. Tempo, trabalho e lazer.

Sociologia da educação – 4 créditos
A relação trabalho e educação na sociedade de classes. O ensino no Brasil e educação para o trabalho. Educação e estrutura social. Educação e inclusão. O papel da universidade.

Mudanças sociais no Brasil – 4 créditos
Fundamentos e dinâmica da sociedade colonial. Transição para o trabalho livre e formação da nacionalidade. Desintegração da sociedade rural, crescimento demográfico e expansão urbana. Desenvolvimento industrial e classes sociais.

Sociologia da religião – 4 créditos
Teoria das religiões: o sagrado, a magia e o rito. Religião e sociedade: enfoques funcionalista, estruturalista, marxista, fenomenológico e hermenêutico. Formas e manifestações da religiosidade popular. Movimentos sócio-religiosos no Brasil.

Subjetividade e sociedade – 4 créditos
A questão da subjetividade: teoria clássica e contemporânea. Sujeito, indivíduo, ator social, pessoa e identidade: narrativas sociológicas da subjetividade. A narrativa freudiana da subjetividade e sua difusão nas ciências sociais. Modos de subjetivação em cenários sociais contemporâneos. Políticas da individualidade e a nova economia psíquica do eu.

Sociologia da família – 4 créditos
Família, poder e sociedade: aspectos sócio-históricos. Amor, casamento e família: encaixes e desencaixes. Normas familiares, gênero e geração. Família e sexualidade: novas configurações. A nova organização social das idades: reinvenções de infância, adolescência e velhice. Arranjos familiares no Brasil.

Sociologia do corpo e da sexualidade – 4 créditos
Regulação social dos corpos e da sexualidade: processos psíquicos, dinâmica social e mudança histórica. História da sexualidade moderna. Transformações da sexualidade e emergência da subjetividade moderna: amor, intimidade e individualização. Corpo, sexualidade e sistema de gêneros. Sexualidades brasileiras. AIDS, corpo e sexo.

Sociologia da Saúde – 4 créditos
Condições sócio-históricas do surgimento da Sociologia. Principais categorias analíticas da Sociologia. O que é sociologia da saúde. Olhar sobre o corpo no tempo e nas culturas: saúde, doença, patologia. O masculino e o feminino. Corpos falam, trabalham, procriam e adoecem. Representações da vida e morte. Classe social e saúde. Nascimento dos hospitais.

Sociologia da literatura – 4 créditos
Relação entre Sociologia e literatura. Literatura como campo para compreensão das relações humanas, das sociedades e das subjetividades. Relação entre o real e o imaginário. Construção de ideias de “Brasil” e “brasilidade” na literatura.

Sociologia da imagem – 4 créditos
A Sociologia vista e compreendida através das imagens: fotografia, cinema e artes plásticas. Análises da relação imagem e pensamento. A importância do mundo imagético na contemporaneidade.

Tópicos especiais em sociologia I – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos Especiais em Sociologia II – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em sociologia III – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em sociologia IV – 4 créditos
Ementa em aberto.

Tópicos especiais em sociologia V – 4 créditos
Ementa em aberto.