II Parlas Indígenas: História, Museologia e Espiritualidades Nativas

Data de publicação: 10 de abril de 2019. Categoria: Sem categoria

II PARLAS INDÍGENAS: História, Museologia e Espiritualidades Nativas, é um evento étnico-acadêmico, aberto ao público e com inscrições gratuitas, que se realizará no dia 12 de abril de 2018, no CH I e III, no Campus do Benfica, na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza – Ce.

Nesse fórum, docentes e discentes indígenas, ao lado de professores e alunos não-indígenas, realizarão amálgamas reflexivas que devem circunscrever capítulos da história e museologia, identidades e culturas, rituais e canções, terra e luta política, entre outras proposições temáticas inerentes as realidades socioculturais indígenas.

Múltiplas lideranças indígenas e discentes das Licenciaturas Interculturais Indígenas PITAKAJÁ e KUABA estarão presentes no II PARLAS INDÍGENAS, entre as quais pode-se sublinhar a Cacique Irê e Preá (etnia Jenipapo-Kanindé), Cacique Renato e Dona Helena (etnia Potiguara), Weiber e Iolanda (etnia Tapeba), Teka e Simbá (etnia Potiguar-Tapuio) Roberto (etnia Anacé), Andréa (etnia Tapuia-Kariri), Eliane (etnia Tabajara), Pajé Barbosa, Francilene e Nádya (etnia Pitaguary) Suzenalson, Evânia e Elenilson.(etnia Kanindé), Itamar, Valdiberto e Erbênia (etnia Tremembé), entre outros indígenas.

Ao organizar o II PARLAS INDÍGENAS, a Universidade Federal do Ceará, por meio das coordenações indígenas PITAKAJÁ E KUABA, alonga e aprofunda seu apreço e compromisso com a inclusão étnica e sociocultural. Ademais, promove o incremento e amálgama de conhecimentos acadêmico-científicos e saberes tradicionais, inclusivos e pluriculturais, contribuindo com a visibilidade factual da presença e permanência histórica das culturas étnico-indígenas em nosso estado.

Sintam-se convidados (as) a participar, refletir e vivenciar um pouco da diversidade cultural índia na UFC.

Organizador do evento:

Prof. Dr. Kleber Saraiva – klebersaraiva@ufc.br